quarta-feira, 15 de abril de 2015

Passando pelo TOEFL iBT Test

Olá queridos!

Hoje vou contar um pouco para vocês sobre a minha experiência com a temida prova de proficiência de inglês. Eu nunca tinha feito, mas como obviamente qualquer instituição canadense pede a prova, corri para fazer logo a minha.
Eu optei por fazer o TOEFL iBT Test. Procurei na internet e descobri que todas as provas são agendadas por este site: < http://www.ets.org/toefl > e então fiz meu cadastro online (eles pedem as informações básicas como nome, endereço, nível de escolaridade, país de residência, etc).


Já cadastrada cliquei no link que fica na lateral esquerda da página escrito “register for a test”, escolhi somente o exame, e procurei uma data e local, aqui em Curitiba mesmo, que fosse melhor para mim, e isso foi bem tranquilo, pois as provas acontecem mais de uma vez por mês. Como eu queria acelerar o processo marquei para a data mais próxima (acabei fazendo no dia 06 de março de 2015).
Depois da escolha da cidade, datas e local você é encaminhado para uma página onde insere dados de registro pessoal, podendo o candidato optar pelo nº do passaporte, RG, carteira de motorista ou outro documento (lembrando que apenas um já é suficiente, mas este documento é que deve estar com você no dia do exame), e em seguida você opta pela forma que prefere receber o resultado, se apenas online ou se com uma cópia física – também tem como enviar uma cópia já direto para a instituição.  Daí tem um pouco de enrolação, eles oferecem materiais para auxiliar no estudo ($$), e no final você é direcionado para o pagamento, que pode ser feito por cartão de crédito, e-check, PayPal ou voucher. A minha taxa saiu $215 (mas não sei se ela varia), e a inscrição somente é confirmada após o pagamento.
Terminando tudo isso, eles enviam um e-mail confirmando o pagamento, a inscrição e as informações da prova. E este foi o processo de inscrição.
No dia da prova compareci ao local 1 hora antes do início, um pouco exagerado, mas eu não queria correr o risco de perder o exame. Acredito que éramos em umas 20 pessoas para fazer o TOEFL, e este teste é feito on-line, cada um sentado na frente de um computador com um fone, com um tempo contadinho, e a nota máxima sendo 120 pts. Eu admito que fiquei nervosa.
 A primeira parte foi o reading. Como eu não fiz praticamente nenhum preparo acabei me enrolando nesta fase. A minha dica para quem vai fazer esta prova é ir direto para as questões e só voltar para o texto quando é necessário, pois eles indicam qual parte do texto deve ser considerada para responder a pergunta. Isso vai te poupar um tempo enoooorme que depois lá na frente vai fazer diferença, pode ter certeza. Além disso, salvo engano, são quatro textos com muitas perguntas de cada, ou seja, chega no final desta prova e você já está mentalmente cansado.
A segunda parte foi o listening. Eu achei tranquilo, só lembrem de anotar as informações das situações narradas, pois depois eles pedem de tudo nas questões. Em um dos diálogos a situação se passava em uma aula de biologia e foram falados vários termos um pouco mais técnicos, mas como eu já estava cansada não anotei, até porque pensei que eles não iriam cobrar isso, mas dito e feito, cobraram e eu não lembrava porque não anotei. Então, fica a dica! ;)
Terminadas estas duas fases é dado um intervalinho, que mesmo não querendo você é obrigado a esperar. Não há necessidade de sair da sala, pode ficar na frente do computador sentadinho, mas a mente já está tão cansada que é melhor que você dê uma levantada, vá no banheiro, mude os ares...haha
Ah, lembrando que as pessoas começam as provas com pequenas diferenças de horário, então pode acontecer de alguém sair para o intervalo enquanto outra ainda está fazendo a prova.
Desta forma, depois que o intervalo acaba começa a fase do speaking. Nesta etapa eu fui a primeira a começar, e isso me prejudicou um pouco. Como a prova é feita no computador, no speaking você fala sozinho com um fone no ouvido. Isso por si só já é estranho, mas o pior é só você falando na sala enquanto os outros estão quietos. Not cool. Outra coisa, o tempo de fala em cada questão é bem curtinho, então não se enrolem!
A última fase é o writing. Aqui é só colocar os pensamentos para fora e escrever, escrever e escrever. Não tem muito segredo nessa etapa, só sempre prestem atenção ao tempo e também para não digitar algo errado, pois nada pior do que saber como é certo e por um erro de digitação ser descontado o ponto.
Bom, e esse é o fim. Assim que você termina a parte do writing é só esperar ansiosamente o resultado. Eu saí da prova super chateada, achando que o que eu tinha feito não tinha sido suficiente e já estava me planejando para fazer o TOEFL iBT Test novamente.
Em uns 15 dias recebi um e-mail informando que o resultado já estava disponível no site, então, com um pouco de medo, acessei a minha conta e.... (uhuull) atingi o necessário, fiz 99 pts :D , eu sei que tinha capacidade de tirar uma nota maior, mas pelo menos atingi os 80 pts requisitados pelo college.
Mesmo o post tendo ficado bem grande a minha descrição da prova foi bem superficial, desculpem por isso, mas para quem vai fazer o TOEFL iBT Test eu recomendo que pesquise na internet, tem vários sites e depoimentos com informações uteis, inclusive alguns simulados! Aproveitem das ferramentas disponíveis!

Então, boa sorte para quem ainda tem que passar por isso e até mais! 

D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário