quinta-feira, 2 de abril de 2015

Plano B

Olá pessoal,

Desculpa a demora para voltar a postar, mas a vida anda meio corrida e só agora com esse feriado é que consegui um tempinho!

De qualquer forma, vou continuar da onde parei...
No último post eu comentei que eu não estava muito segura com relação ao tempo de espera do processo normal de imigração, e que, portanto, estava procurando por outra opção. Então, seguindo a linha de muitos brasileiros, eu optei por fazer um college no Canadá!
Assim que tomei essa decisão comecei a correr atrás de informações, porque até então tinha focado as minhas pesquisas no processo de imigração mesmo. O site que me ajudou muito foi o ‘Canada para Brasileiros’[1], do Caio Prezia. Lá encontrei o suficiente para iniciar a pesquisa pelo college ideal!
Para poder fazer a escolha definitiva tive que observar diversos quesitos, como o college ser público e o curso ser ‘full time’, pois pretendo aplicar para o PGWP assim que concluir e pegar o diploma. Também, mesmo falando francês fluente, me sinto mais confortável com o inglês, então procurei por instituições que tivessem o inglês como língua principal. E por fim, a escolha pela província. Me identifiquei com Toronto, então a minha busca foi direcionada para Ontário.
Já tendo estabelecidos estes pontos passei para a etapa seguinte das pesquisas, que era colocar no papel todas as informações referentes as instituições que estavam de acordo com os quesitos. Nesta segunda etapa entrei em contato com os colleges e recolhi informações como preço, formas de pagamento, cursos oferecidos, cidade onde fica o campus, tempo de duração, entre outros.
Assim que que a planilha estava completa iniciei o processo de eliminação. Comecei pelo tempo de duração. Quero realizar o curso em 2 anos, então os que eram de 1 ou 3 eu já eliminei. Depois, analisei mais a fundo os sites dos colleges e procurei informações a respeito das cidades. Essa escolha foi mais pessoal mesmo, eliminei as cidades que não gostei e os sites que não me passaram tanta confiança.
No fim restaram três colleges, o Seneca College, que fica em Toronto, o Sault College, localizado na cidade de Sault Ste. Marie, e o Sheridan College, sendo o campus de Mississauga. Novamente minhas pesquisas foram redirecionadas, e passei a procurar por informações e depoimentos de pessoas que estudaram em uma destas três instituições.
Finalmente, depois de bastante pesquisa, optei pelo Sheridan College!


Os motivos que me levaram a fazer essa escolha são: gostei da cidade, da proximidade com Toronto; tem o curso que eu realmente quero, que é Business Administration com ênfase em finanças; através das pesquisas descobri que é um campus moderno, bem estruturado e conceituado; não é o mais barato, mas me passou bastante confiança e foram bem atenciosos; e o mais importante, acredito que é uma cidade com oportunidade de emprego!

Assim, tendo feita a minha escolha, iniciei um novo processo, mas isso fica para o próximo post!

Até lá!

D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário